segunda-feira, 15 de junho de 2009

OFICINA: Movimentos Culturais: Juventude e Revolução no Brasil (1960-1980)

Local de realização: Instituto de Educação Anísio Teixeira
Período: 16 a 31/03/2009
Horário: 19:00 às 22:00 (segunda) e das 20:30 às 22:00 (terça)
Carga horária: 20 horas
Público alvo: alunos do Ensino Médio
Apresentação
Os anos 60 do século XX é considerado um marco no processo de transformações de mentalidade em todo planeta.
No Brasil, nesse momento, passava por uma efervescência cultural que eclodiu em vários movimentos carregando como principal característica a quebra de valores e de regras estabelecidas na sociedade que permaneciam intocáveis de geração a geração.
Os jovens dos anos 60 do século XX assumiram para si a responsabilidade na quebra daquilo que poderíamos chamar de conservadorismo cultural.
Temas e comportamentos, até então, inaceitáveis na sociedade, pela primeira vez, entra em debate com a juventude, o sexo , o rock, o estilo hippie, que pasaram a ser chamados de movimentos de contracultura.
Portanto, percebemos que a juventude na atualidade precisa ser conscientizada sobre a importância da sua força no processo democrático e participativo para a transformação da sociedade. Nessas condições, propomos ao longo da oficina através de documentos levantar discussões, interpretações, para que sejam esclarecidas e repensadas por nós as atuações dos jovens entre 1960-1980 no Brasil.
Temas e Conteúdos
  • Movimento Estudantil
  • Movimento Hippie
  • Movimento Musical
  • Moviemento Feminista
Objetivos
a) Geral
  • Oportunizar o conhecimento dos relevantes movimentos e revoluções culturais acontecidos no período de 1960-1980 no Brasil;
b) Específicos
  • Compreender o conceito de cultura e contracultura;
  • Refletir sobre os vários movimentos culturais ocorridos no Brasil durante as décadas de 1960-1980 no Brasil;
  • Proporcionar o envolvimento dos alunos na oficina através das diversas dinâmicas de modo que consigam através das músicas , textos, interpretar de forma crítica os movimentos e revoluções de 1960-1980 no Brasil.
  • Estimular o aluno para a participação e incerção no sgrupos de cunho político e social com o acompanhamento dos acontecimentos históricos que marcaram o Brasil e o mundo ao longo da sua história.

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar os nobres colegas por esse desafio que foi as oficinas... parabéns

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